Existem diversos tipos de movimentos tectônicos, são eles:
Divergente: Quando há um afastamento entre as placas tectônicas o movimento delas é chamado divergente, normalmente não ocasionam terremotos, porém, ao se afastarem abrem espaço para a lava submergir, atualmente um movimente divergente entre a placa sul-americana e a placa africana está criando um novo continente entre esses dois outros. A lava expelida quando as placas se afastam se resfria e se converte em rocha sólida, com o passar do tempo, cerca de milhões de anos, veremos um continente submergir entre a África e a América do Sul.
Claro que antes de termos um novo continente formado teremos uma ilha que submergirá e crescerá com os anos.
Convergente 1: Quando duas placas se aproximam e se chocam, chamamos o movimento delas de convergente, ao se chocarem a placa menos densa sobe sobre a placa mais densa, isso dá origem as cordilheiras.
Convergente 2: Quando duas placas se aproximam e se chocam o movimento delas, como já sabemos, é chamado de convergente, porém, quando as placas tem mesma densidade nenhuma delas cede e nesse caso ou ambas sobem ou ambas descem. O Himalaia é consequência desse tipo de movimento.
Falhas Transformantes: Quando duas placas deslizam uma ao lado da outra, o atrito entre elas guarda muita energia, quando esse contato é desfeito e essa energia é liberada e se propaga como ondas pelo subsolo até a superfície, como consequência o chão treme, ocorre o terremoto.
O ponto de tensão entre essas duas placas, ou seja, o ponto onde elas se encostam é chamado de hipocentro, quando o hipocentro encontra-se no subsolo marinho as ondas se propagam na água e ganham amplitude ao se aproximarem da praia, isso é o tsunami ou maremoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário