sexta-feira, 18 de setembro de 2015

OBESIDADE: PROBLEMA MUNDIAL

A obesidade é considerada, hoje, uma epidemia mundial devido ao fato de crescer em escala global, com exceção da áfrica subsaariana - aparentemente a escassez de alimentos nessa região se tornou uma vantagem para a população que lá vive.
Devido ao imediatismo gerado pela globalização as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo, porém, como isso não é possível elas acabam hierarquizando as atividades do dia-a-dia dispondo mais tempo para as que se encontram no topo e provavelmente geram alguma renda e adivinha quais atividades vão para o final da lista? Claro que são as atividades essenciais ao bom desenvolvimento do ser humano como se alimentar adequadamente e praticar exercícios. Como o tempo para essas atividades é curto as pessoas optam pelas comidas rápidas ou instantâneas denominadas "fast-foods".
As mesas de almoço e janta são substituídas por balcões de lanchonetes, isso quando as pessoas não "almoçam" ou "jantam" andando.
A obesidade por si só já é um grave problema a ser enfrentado, mas como se não bastasse isso ela traz consigo doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão além de dores musculares e ósseas.
A obesidade tem um alto custo para o estado e essa demanda por recursos tende a aumentar.
A obesidade é mais comum em homens, mas também apresenta números alarmantes na ala feminina.
A obesidade, assim como as doenças causadas por ela, podem ser evitadas através da educação alimentar e práticas de atividades físicas, isso só será possível através do investimento do estado em conjunto com o setor social em publicidade acerca do assunto visando elucidar as pessoas sobre os riscos que correm ao viverem de forma despreocupada. Por parte do indivíduo é necessário o desenvolvimento da capacidade de autocontrole e perseverança afim de evitar a obesidade para quem ainda não tem e diminuir o quadro para os que já possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário