REDAÇÃO Nº3:
Reeducação, não redução.
-No Brasil, sempre que acontece
algum caso de crime cometido por menor há uma excitação da massa popular em
relação a redução da maioridade penal. No entanto, já existem medidas que devem
ser tomadas em casos onde o infrator é um menor. Sendo assim, se já existem
medidas para esses casos específicos, então não há necessidade de reduzir a
maioridade penal de 18 para 16 anos.
-A ECA – Estatuto da Criança e do
Adolescente prevê que crianças a partir dos 12 anos sejam responsabilizadas
pelos seus atos infracionais. A punição se dá através de medidas socioeducativas
que variam de acordo com a gravidade do delito e capacidade do infrator. Um
menor pode pegar pena de até 9 anos, porém esse tempo deve ser dividido em 3
anos de semiliberdade, 3 de liberdade assistida e 3 anos internado.
-O Brasil ainda não possui
estrutura para fazer uma redução da maioridade penal, a não ser que pretenda
colocar adolescentes em convívio com criminosos perigosos nos presídios
lotados. Privar um adolescente da liberdade nesta fase da vida na qual tem seu
caráter formado é a mesma coisa que criar um marginal. Ou seja, a resposta não
está na prisão e sim na reeducação.
-Muitas vezes os menores
infratores são mandados para lugares que não possuem preparação para
reeduca-los, reproduzindo o ambiente de uma cadeia comum. Por não terem a
atenção necessária nessa fase da vida os menores acabam por sair do centro de
reeducação da mesma forma que entraram e muitas vezes tornam-se reincidentes. É
fato que nos países que aderiram a redução não houve declínio do índice de
violência.
-Diante do exposto acima,
percebe-se que a redução da maioridade penal não é o caminho para que um
adolescente adquira um comportamento socialmente aceitável ou para que os índices
de violência diminuíam. É necessário apenas que mais seja investido nos centros
de reeducação. E se caso um adolescente vier a repetir a infração após ter
recebido uma educação adequada é justo que o mesmo venha a pagar como um
criminoso de verdade, pois já tem consciência do que é certo e errado.
Qual o tipo de dessertação da redação?
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