sábado, 17 de outubro de 2015

[REDAÇÃO ENEM] TEMA: QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

O Brasil detém uma das maiores diversidades culturais do mundo. Essa diversidade é exemplificada, principalmente, pela cultura européia, africana e indígena. No entanto, esta ainda encontra desafios para tentar manter-se viva, especialmente no que diz respeito a demarcação territorial de povos indígenas, ação necessária para garantir a continuidade da sua cultura.

Os ataques à cultura indígena ocorrem desde o descobrimento. Ocasionada por combates ou até mesmo por vírus inexistentes no Brasil, a morte de milhões de índios litorâneos após a chegada dos europeus é a causa de um déficit cultural imenso para a nação brasileira. Atualmente, as ameaças à cultura indígena são diferentes, mas igualmente prejudiciais. Devido ao caráter agroexportador do país, as áreas destinadas a agricultura são absurdamente extensas e em alguns casos avançam sobre terras indígenas. Tal invasão ameaça a continuidade da única cultura originalmente brasileira, a indígena.

A cultura indígena é imensamente desvalorizada no Brasil. A constituição de 1988 diz que os povos indígenas têm direito a demarcação da terra em que vivem tradicionalmente. No entanto, esse direito não é respeitado amplamente. O foco principal da inconstitucionalidade está na região centro oeste, famosa por concentrar grandes áreas agrícolas e pelo bioma cerrado. O avanço da fronteira agrícola, possibilitado pela prática ilegal de grilagem, sobre terras ocupadas por índios os desapropria e, por não possuírem suas terras demarcadas, obriga estes a se inserirem nas cidades ou procurar outras áreas com povos de culturas diferentes.

Portanto, diante do exposto, é nítido que a demarcação de terras indígenas é a melhor solução para garantir a sobrevivência da única cultura verdadeiramente brasileira. Sendo assim, torna-se necessário a criação de um órgão estatal semelhante a comissão da verdade que constate a veracidade de documentos de posse dos grandes latifundiários a fim de conceder áreas conseguidas ilegalmente aos povos indígenas que viviam na região anteriormente. Somado a isso, deve-se veicular, através da mídia e ONGs, a importância da preservação da cultura indígena para o país por meio de desenhos animados ou cartilhas distribuídas nas escolas e locais públicos. Só assim o Brasil manterá viva a sua identidade.

11 comentários:

  1. claramente o autor do texto nao pesquisou adequadamente. caso contrario, saberia que 12% do territorio nacional é composto por reservas indigenas enquanto sua população é de 0,4% do total de 200 milhões de brasileiros. outrossim, o principal problema indigena é o distaciamento dos serviços sociais como saúde e educação que deveriam estar-lhe sendo garantidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Igor Anderson, aconselho você pesquisar melhor.Embora a Constituição Federal estabeleça que 12,41% do território brasileiro pertença à essa minoria, apenas 2% foi demarcado até o momento.

      Excluir
  2. O distanciamento dos índios é proposital. Muitos querem viver isolados do mundo, querem lidar com suas próprias vidas e beber somente de sua própria cultura, vivendo igual aos seus ancestrais. Não é como se um índio se machucasse em uma caça e fosse para um hospital da cidade mais próxima se tratar. Eles querem paz, sua própria terra isolada das nossas comunidades. É preciso parar de incomodá-los e deixar que vivam suas vidas. É um povo totalmente diferente, não podemos forçar nossa educação em detrimento da educação dada pela tribo. Obviamente, em casos nos quais eles não têm escolha a não ser vir para as cidades, é preciso sim garantir seus direitos, como qualquer outro cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Concordo, até certo ponto. Vamos pontuar. Os índios não são apenas um povo só, são diversos, atualmente em torno de 200, e cada povo tem suas particularidades. Sim, existem os que querem continuar isolados e isso deve ser respeitado. Entretanto, existem os que querem sim ter acesso a saúde e, principalmente, educação e assim a constituição resguarda esse direito. O problema, muitas vezes, é que a população acredita num estereótipo de índio, homogeneizando toda a diversidade existente e acreditando, justamente por ter aprendido na escola,que pra ser índio tem que estar nu, pintado e fazendo "uhuhuh" enquanto bate na boca. E isso não é verdade, pra ser índio basta ser descendente de índio, pra ser índio a pessoa tem que se identificar como índio. Nós estamos falando sobre identidade, sobre pertencimento e isso é algo sério, não é por estar vestido, estudando e usufruindo da tecnologia que aquele ser deixará suas raízes e tradições pra trás, e mesmo assim, se as tradições mudarem também é uma opção, os portugueses não se vestem mais como Cabral, porque os índios em toda sua diversidade deveriam estar todos ainda do mesmo jeito como quando o Brasil foi "descoberto"?

      Excluir

      Excluir
    3. teens_s2 mas os índios tem o direito de escolha. Se eles quiserem ter acesso à informação, saúde, educação ,etc. eles podem mudar de sociedade a qualquer hora. A constituição não resguarda desse direito de forma alguma. Porém, é dificil um índio fazer essa troca de sociedade, pois sabemos que ele há riscos de se tornar um mendigo, por exemplo. Mas isso é culpa do capitalismo e não da constituição.

      Excluir
  3. olha, tem ate umas ideias legais mas precisa mudar muita coisa pra ser um texto nota mil

    ResponderExcluir
  4. Redacao otima com uma otima proposta de intervencao

    ResponderExcluir
  5. Contextualização pode melhorar, argumentação ficou um pouco superficial. O segundo parágrafo, por exemplo, ficou expositivo, pouca utilização de recursos coesivos

    ResponderExcluir
  6. Tá muito longe de ser uma redação nota 1000 viu.

    ResponderExcluir