sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Torricelli: Coluna de Mercúrio

A experiência de Torricelli consiste em mergulhar verticalmente um tubo de 1m(100cm) com uma das pontas fechadas completamente cheio de mercúrio em um recipiente que também contém mercúrio, vira-se então a coluna de mercúrio de forma que a ponta aberta fique imersa no mercúrio do recipiente, após esperar que o mercúrio no recipiente e na coluna entrem em equilíbrio, nota-se que a altura do mercúrio na coluna que era de 100cm passa para 76 cm, devido a isso diz-se que a pressão atmosférica ao nível do mar equivale a 76cm de Hg(mercúrio) ou 760 mm Hg.


Nota-se, porém que com o aumento da altitude a pressão diminui, sendo assim, se o experimento de Torricelli for feito em altitudes diferentes ele irá informar valores diferentes, diminuindo a altura da coluna de mercúrio (Hg) com o aumento da altitude.

Logo, aumentando a altitude diminui-se a pressão e consequentemente diminui-se a altura da coluna de mercúrio ou de qualquer outro líquido no interior do recipiente. Isso fica fácil de se visualizar através da análise da equação geral da hidrostática:

P=d.g.
h

P= Pressão
d=densidade do líquido em questão
g= gravidade
h=altura
Nota-se que pressão (P) e altura (h) são diretamente proporcionais, ou seja, diminuindo a altura diminui-se também a pressão e vice versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário