O calor específico é uma coisa interessante e pode até ser confusa...
Exemplo, quanto maior o calor específico mais devagar um corpo cede calor para o meio... essas grandezas inversamente proporcionais são sempre um saco, mas bora lá, para parar de confundir em...
Se um corpo tem alto calor específico quer dizer que ele não cede o calor que ganha para o meio com tanta facilidade, exemplo: A água, possui 1 cal/gºC, é bastante alto haha.
Por isso a temperatura não varia tanto em regiões litorâneas pq devido a água ceder calor para o meio em um processo mais lento, o meio fica com um temperatura constante ao longo do dia...
Agora vamos mudar de cenário, um deserto. Obviamente no deserto não há água abundante e como o calor específico da areia é pequeno ela cede calor para o meio muito rápido, ou seja, é como se eu esquentasse um punhado de areia e alguns segundos depois ele esfriasse pq cedeu o calor que eu forneci a ele ao meio.
Por isso que no deserto faz muito calor durante o dia e muito frio durante a noite. Quando a areia é aquecida pela sol ela libera esse calor para o meio muito rápido e fica nesse processo durante o dia todo, quando o sol se põe a areia para de receber calor e como sempre q ela recebia calor do sol ela cedia para o meio no inicio da noite ela não vai ter armazenado nenhuma caloria para ceder para o meio deixando o ambiente mais quente, por isso o deserto, durante a noite, é frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário