quarta-feira, 14 de outubro de 2015

[SEGREGAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS]

A segregação espacial trata-se da separação das classes sociais em regiões diferentes dos municípios. Um claro exemplo dessa situação seriam as regiões nobres e suburbanas das grandes cidades onde encontra-se um gradiente de concentração muito desequilibrado com muitos pobres em uma área e poucos ricos em outra de mesma proporção. 
Um claro exemplo da segregação espacial são os condomínios fechados que por oferecerem segurança e dissociação das classes inferiores atraem aqueles mais abastados. Os condomínios fechados desrespeitam um claro direito humano, o de ir vir, por só permitir a entrada daqueles que pagam para usufruir daquele local.
Um outro retrato da segregação está na expectativa de vida, um estudo feito por uma agência governamental norte-americana similar ao IBGE afirma que a diferença da expectativa de vida entre as pessoas que vivem em regiões nobre e as que vivem em regiões pobre é. nada mais nada menos, que 11 anos. Uma diferença gritante para moradores de uma mesma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário