Quando se trata de íons a situação muda pois o átomo perdendo ou ganhando elétrons aumenta ou diminui o número de camadas eletrônicas e isso altera o tamanho do seu raio.
Um CÁTION tem sempre raio atômico menor que seu átomo neutro pois doou um elétron, meus professores já me alertaram que fazer essa analogia é errado, mas eu a uso mesmo assim, lá vai...
Como ao doar 1 ou mais elétrons você está diminuindo a carga negativa do átomo, a força de repulsão que os prótons exercem sobre os elétrons é menor devido ao fato haver menos elétrons, é isso.
Um ÂNION tem sempre raio atômico maior que o seu átomo neutro pois este ganhou um elétron e pela mesma analogia se eu aumento o número de elétrons eu aumento a carga negativa e consequentemente aumento a força de repulsão que o próton exerce sobre os elétrons o que torna o raio atômico maior...
Quando as espécies comparadas (os átomos comparados) são isoeletrônicos (mesmo número de elétrons) terá maior raio aquele que possuir maior número atômico, ou seja, maior número de prótons.
Ex: Na e Cl, em estado neutro o Cl possui 7 elétrons na sua camada de valência (ultima camada eletrônica) e o Na possui 1 elétron na sua camada de valência.
O Na possui 11 prótons, logo, possui 11 elétrons, sua distribuição eletrônica é:
1ª camada: 2
2ª camada: 8
3ª camada: 1 (camada de valência)
Quando o Na se tornar um CÁTION ao doar 1 elétron ele passa a ter 8 elétrons na camada de valência que agora será a segunda camada.
O Cl possui 17 prótons, logo, possui também 17 elétrons, em estado neutro... Sua distribuição eletrônica é a seguinte:
1ª camada: 2
2ª camada: 8
3ª camada: 7 (camada de valência)
Quando o Cl se torna um ÂNION ele passa a ter 8 elétrons na sua camada de valência...
CONCLUSÃO:
Ambas as espécies químicas possuem 8 elétrons na sua ultima camada, logo, são isoeletrônicas e nesse caso qual possuirá o maior raio ?
Quando se tem átomos isoeletrônicos o critério utilizado para determinar quem possui o maior ou menor raio é o número atômico, ou seja, o número de prótons...
Aquele que possuir mais prótons (maior número atômico) possuirá maior raio. Nesse caso o Cl que anteriormente possuía menor raio agora possui o maior raio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário