A ERITROBLASTOSE FETAL ocorre quando uma mãe que não possui o fator Rh (negativa) já sensibilizada gera uma criança possuidora do fator Rh (positiva).
►►O que quer dizer ser "
SENSIBILIZADA" ?
Significa que a mãe [sem o fator Rh (negativa)] em algum momento da sua vida entrou em contato com o sangue de alguma outra pessoa que possui o fator Rh(positiva) e a partir desse contato, a mãe (negativa) começou a sintetizar anti-corpos (anti-Rh), normalmente esse contato acontece no momento do parto quando há o rompimento de vasos sanguíneos tanto da mãe quando do bebê, o rompimento faz o sangue da mãe entrar em contato com o sangue do bebê e a partir desse momento, se o bebê possuir o fator Rh (ser positivo) a mãe será sensibilizada e passará a produzir anti-corpo anti-Rh.
►►Como ocorre a "ERITROBLASTOSE FETAL"?
Em uma segunda gestação dessa mãe que não possui o fator Rh (negativa), mas que foi sensibilizada. o feto, se for positivo (possuir o fator Rh), será atacado pelos anticorpos da mãe, os anti-Rh. Essa ação dos anticorpos contra o feto podem gerar diversas complicações no parto.
►►Como evitar a "
ERITROBLASTOSE FETAL"?
Se uma mãe negativa (sem fator Rh) já sensibilizada quiser ter um filho sem passar pelo drama da possibilidade do filho ter ERITROBLASTOSE FETAL ela deverá receber um soro que possui anti-Rh no momento do parto, dessa forma o soro agirá destruindo as células sanguíneas do bebê que entraram em contato com o sangue da mãe, sendo assim o corpo da mãe não precisará sintetizar os anticorpos anti-Rh porque o soro inoculado nela já estará agindo na destruição dessas hemácias que possuem o fator Rh. Se não há produção de anticorpos também não haverá a memória imunológica, ou seja, em uma gestação a mãe não "atacará" o feto pelo fato de no seu organismo não existir o anticorpos antiRh.
Ficou meio embolado no final, mas acho que aqueles que sabem pelo menos um pouco desse assunto poderão entender. Meu objetivo não é ensinar, apenas comentar para que eu fixe o assunto, se for de ajuda para alguém, ótimo, se não, que pena :)